EXCLUSIVO: Notícias Camaquã e Região entrevista Talita Arantes, que atua na Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência

Por: Brayan Freitas/Notícias Camaquã e Região – Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação


talitacazassusdall'agnol
A entrevista feita pelo editor-chefe do portal, Brayan Freitas, pautou os direitos humanos e a inclusão social Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã desta sexta-feira (18), a redação do Portal Notícias Camaquã e Região entrevistou com exclusividade Talita Arantes Cazassus Dall’Agnol, que atua na Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência (SNPD), em Brasília. A entrevista feita pelo editor-chefe do portal, Brayan Freitas, pautou os direitos humanos e a inclusão social.

De início, Talita contou a sua história: “Sou Talita Cazassus Dall’Agnol, tenho 30 anos e atuo na Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência. Em 2016 criei o Blog Diário da Inclusão Social em parceria com a minha mãe. O objetivo inicial era utilizar a web como ferramenta de conscientização das pessoas sobre a importância da inclusão social em nossa sociedade; contudo, com a visibilidade que o  Blog ganhou começamos a realizar atividades de empoderamento das pessoas com deficiência, principalmente em Brasília que é onde moramos. Realizamos exposições em shoppings, desfiles fashion inclusivos, campanhas em parceria com órgãos federais, dentre outras ações. O meu irmão Carlos Henrique, que tem síndrome de Down, é quem me fez abraçar essa causa com tanto carinho!”.

Para ela, a “inclusão social é a igualdade de condições e direitos de forma  que todos possam participar plenamente da sociedade,  seja no âmbito escolar, no trabalho, no lazer…”.

Conforme ela, “muita coisa evoluiu em termos de conscientização da sociedade, principalmente depois da publicação da Lei Brasileira de Inclusão que entrou em vigor em 2016 e do estabelecimento de diversas políticas públicas nessa área.” Contudo, ela disse que “muitas barreiras ainda precisam ser derrubadas para que haja a igualdade plena das pessoas com deficiência; principalmente, as barreiras atitudinais, ou seja, o preconceito que infelizmente ainda existe em nossa sociedade!”.

“A minha principal motivação com certeza é o meu irmão, Carlos Henrique, que tem síndrome de Down! Foi ele quem me ensinou a ter esse novo olhar para as diferenças e a aprender que ser diferente é ser normal! Passamos por muitas situações difíceis por causa do preconceito e da discriminação e luto para que as outras famílias não precisem passar também pelo que passamos!”, contou.

“A nossa luta é para que desigualdade acabe! O Brasil tem atualmente cerca de 45 milhões de brasileiros com deficiência, o equivalente a 23% da população. Não podemos deixar essas pessoas à margem da nossa sociedade! Elas também têm direito a estudar, trabalhar e se divertir; assim como todos nós”, contando a luta que ela e a secretaria fazem.

O Blog Diário da Inclusão Social – A INCLUSÃO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL pode ser acessado aqui.

Imagem relacionada
Inclusão social
Identidade visual do Blog Diário da Inclusão Social
IMG_2408
Carlos Henrique, seu irmão
blog
Talita

Últimas Notícias

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.